Núcleo Manuel Lopes “ON”


Cremos tratar-se do único projecto na net de um núcleo de árbitros do Algarve: a página do Núcleo Manuel Lopes, sediado em Quarteira, assume assim um papel pioneiro, sendo desejável que os restantes agrupamentos de árbitros da região (Barlavento, António Matos, em Faro, e Sotavento) sigam as mesmas pisadas, dada a importância e a crescente utilização, nos dias de hoje, dos recursos informáticos.

Trata-se de um projecto sóbrio, essencialmente dedicado aos árbitros filiados naquele núcleo, pelo menos no que concerne às notícias publicadas, sendo perceptível – e explicado, na mensagem de boas vindas – que se trata de uma ideia que começou a ser desenvolvida há pouco tempo e, por isso, com naturais defeitos de juventude, passíveis de serem corrigidos com o decurso do tempo.

Um dos aspectos visíveis dessa “juventude” prende-se com a circunstância de ainda estar em construção o espaço relativo aos corpos sociais do núcleo, um dos mais activos da nossa região, com esta página na internet a comprovar esse dinamismo, traduzido na promoção de vários valores para a arbitragem da nossa região e, também, nacional.
Relevante e de extrema utilidade para todos os árbitros é a vasta informação que esta página proporciona, como as leis do jogo de todas as variantes do futebol ou as normas de classificação do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve para árbitros e observadores de futebol e futsal e árbitros assistentes de futebol.

É ainda possível, a partir de links colocados na página do Núcleo de Árbitros Manuel Lopes, e de uma forma simplificada, ter acesso a um vasto rol de sites com interesse para os árbitros, como os da Associação de Futebol do Algarve, Federação Portuguesa de Futebol, Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, UEFA e FIFA.

Do mesmo modo, a partir dali chega-se com rapidez a vários blogs ligados à temática da arbitragem e às páginas de pouco mais de uma dezena de núcleos de árbitros situados em vários pontos do país.
Um trabalho de inegável interesse e de consulta diríamos quase obrigatória para os árbitros mas também para aqueles que se interessam pela actividade e que gostam de estar informados sobre esta importante área.

In: Revista AFAlgarve (mês Março)

0 comentários: